quinta-feira, 28 de junho de 2012

    Exorcizando o Inquilino  
                                
                      A família de Genival acaba de se mudar para o apartamento 101, de propriedade do Pastor Moisés, que é evangélico exorcista e cujo ofício, Genival desconhece.   As sessões do pastor se dão sempre à noite e quando a coisa fica difícil, o Sr. Moisés chama até reforços.
                     Passados algumas semanas e feliz com a casa nova, Genival prepara um churrasco, especialmente para o chefe da empresa em que trabalha e para infeliz coincidência, também é dia de sessão do pastor, que reside bem encima, no 201.
                     Genival nem dorme direito, só pensando em puxar um pouco mais, o saco do chefe, chamando-o para um churrasco em sua casa.   No sábado, dia do churrasco, esquecendo até de tirar o pijama, Genival já vai pra churrasqueira, no que leva de cara, uma gozação da mulher.

- Gê, não tá esquecendo de nada ?
- Puxa querida, é verdade, o que seria de mim sem você?  Pode apanhar a garrafa de álcool pra mim, por favor ?
- Gêeee, só isso ?  Não esqueceu de mais nada ?
- Ai meu deus, esqueci de tirar a carne do freezer.
- Seu chefe vai adorar o modelito, só falta a gravata.
- Essa não, estou de pijama, e você nem me avisa.
- O QUÊ ?  hora ! mas que cara de pau !
                          A campainha toca:
 Olha aí, tá vendo ?  Deve ser o meu chefe.
- À essa hora ?  Ninguém merece.   Atende aí que eu vou pra cozinha

                          É seu Aparício, sogro de Genival, que já entra defumando a casa toda fumando o seu charuto cubano.

- É o senhor ? e a essa hora da manhã já fumando essa porcaria ?
- Quem é meu bem ? (Grita D. Celma lá da cozinha)
- Não é ninguém, apenas uma alma penada e perdida.
- Alma penada é você seu mal educado, eu to é muito vivo.
- Só porque o inferno não lhe quer com este charuto.
              
                       Mais tarde, no segundo andar, Pastor Moisés começa a sua sessão exorcista, n um tom já elevado e em companhia de mais alguns seguidores.

- Meus amigos, estamos aqui hoje com um propósito muito importante.  Revendo o histórico desta peste (o pastor aponta com uma vara, para uma lousa onde está escrito o tema da sessão do dia:  “Satanás, o inquilino indesejável”, chegamos a conclusão que já é hora deste ser, ser despejado do lugar em que se encontra, como um inquilino que não cumpre as suas obrigações.

                  Pouco a pouco as palavras despejo...inquilino e obrigações vão invadindo os ouvidos de dona celma:

- Filho, está ouvindo o que o senhorio está dizendo ?  Abaixe este som.
- Se preocupa não, mãe, além de ser sábado, a lei do silencio só começa às dez da noite.
- É meu neto, mas quando o assunto é locação, a liberdade tem outro aroma.
- Olha só o fumacê falando de aroma.   E depois essa conversa não tem nada haver com a gente.  Deve ser com outro inquilino.

                    Se o problema é esse, o pastor explica:

- Este ser que habita lá embaixo, precisa tomar conhecimento do mal que está causando e deixar imediatamente o seu lugar.
- Isso não tá me cheirando nada bem (Genival já preocupado).
- Eu não pisei em nada (responde Sr. Aparício)
- Nem precisava, tá segurando a bosta na mão !  Eu te falei pra não ficar fumando essa porcaria por aqui.   Agora esse fedor já chegou até lá encima.
- Ora, mas que absurdo, como você pode afirmar que essa discussão é por causa dos meus charutos ?

                  Mas quem responde essa, é novamente o Pastor:

- Sintam amigos, o odor de enxofre que inunda nossos lares e nos causa grande mal.
- Satisfeito agora ?  E ainda por cima cheira a enxofre !?  Onde você compra esses charutos, no inferno ?    Apague essa porcaria antes que chamem a polícia.
                     
                   Passado esse episódio, na segunda-feira, Genival consegue boas notícias e liga pra esposa pra dar a boa nova.

- Querida, quarta feira, virá um advogado da firma, para nos ajudar.
- Que bom, assim eu fico mais tranqüila, responde dona celma.

                    Só que na quarta também está prevista outra sessão do Sr. Moisés e mais braba que a última, porque agora, ele acredita que irá falar direto com o dono do inferno.
                    Finalmente chega o Dr. Peçanha, advogado de Genival, sugerindo que se tente primeiro, fazer um acordo.  Antes de qualquer coisa, Genival manda seu filho subir para espionar e ver o que está acontecendo:

- Filho, vou lhe incubir de uma missão.  Pegue esse rádio e me passe tudo que você ouvir lá encima.

                   Pedrinho ouve atentamente as instruções do pai e não perde tempo.  Lá dentro, o Sr. Moisés começa a sessão:

- Não podemos nos intimidar porque eles são muitos...

                     Pedrinho passa um rádio pra pai:

- Alô pai, começamos bem.  Somos em maior número.

                    E o pastor continua:

- Nem tampouco porque o líder é forte...

                   Pedrinho passa outro rádio:

- Alô pai, pulso firme que ele está com medo.

                  E continua o pastor:

- Precisamos fazer força todos juntos, para tentar tirá-lo de lá.

                  Pedrinho assustando:

- Pai, te prepara que eles estão pensando em arrombar a porta.

                 E Genival se aconselha com o advogado:

- Então doutor ?  o que faremos ?
- Fique calmo, Genival, precisamos tentar primeiro, um acordo.   Será que eu consigo me comunicar com ele, daqui ?
- Espere, deixe eu perguntar pro meu filho como está a barra lá encima.   E aí, filhão ?
  Como vão as coisas ?

                  Pedrinho ouve atentamente a pregação:

- A ordem é segurar o líder enquanto resgatamos algumas vítimas.

                 Pedrinho, preocupado, responde ao pai:

- Pai, não sei não, mas parece que ele chamou o grupo anti-seqüestro, pra segurar o senhor aí dentro e resgatar eu e a mamãe.

                  Genival se desespera:

- Viram só ? Agora estão pensando que seqüestrei a minha própria família.

                         Enquanto isso, a pregação do pastor ganha força:

- Bom senhores, vamos iniciar com as nossas orações e não estranhem, se ouvirem vozes.

                         Lá embaixo o advogado de Genival, o doutor Peçanha, liga o megafone e com sua voz forte por natureza, chama pelo senhorio:

- MOISÉS. . . MOISÉS !

                         Sr.Moisés fica na dúvida:

- Essa voz...será que vem de cima ou de lá de baixo ?

                          E a vóz se repete:

- MOISÉS, RESPONDA !
- Estou aqui, o que quer ?
- QUERO FAZER UM ACORDO.
- Acordo ?  Vem lá de baixo.  Viram como ele é astuto ?  ainda tenta nos confundir.

                          E continua, querendo afrontar o encardido:

- Com o senhor não tem acordo.  Vamos despejá-lo de qualquer forma.
- VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA !  (responde o dr. Peçanha)                 
- MOISÉS, DESISTA, UM ACORDO É SEMPRE A MELHOR SAÍDA.  Vou preparar um documento para assinarmos os dois e o senhor não terá o que temer.
- Viram senhores ?  Satanás está nos propondo um pacto. Já disse, não tem acordo. (responde Moisés).  O senhor terá que sair ou chamarei reforços (outros exercistas).  Quem é o senhor ?
- Sou advogado do meu cliente e ele deseja falar pessoalmente com o senhor, para tratar de assuntos do seu interesse.  
- Falar comigo ?  Pessoalmente ?
- Essas questões são para ser resolvidas cara a cara.
                       Sr. Moisés engole seco e fica apavorado, mas ainda sim, ele tenta descobrir as intenções do encardido e gaguejando de pavor ele pergunta ao advogado do próprio:
- Popoporquê ele está qqqqquerendo vir aqui ?
- Ele está querendo firmar um contrato de locação para um novo período.
- Contrato de locação ?  do inferno ? (sussurrando)  Será que Deus me incubiu dessa responsabilidade e esqueceu de me avisar ?
                        Lá embaixo, Genival está tão decidido a ficar, que se tiver que sair, vai por fogo na casa.
- MOISÉS, ESTÁ ME OUVINDO  ?
- Sim, estou.  E se eu me recusar ?
- Meu cliente diz que irá destruir a sua casa.
- Nossa, o homem está falando sério mesmo.  Quanto tempo de contrato ?
- O padrão.  30 meses.
- Trinta meses ?  Só isso ?
- PODENDO SER PRORROGADOS É CLARO.   MEU CLIENTE PODE SUBIR ?
- NÃO !  Deixe ele aí e venha o senhor mesmo e traga o documento para assinar.
Chega para assinar o “pacto” o Dr. Peçanha e bate na porte de Moisés.
- Q..Q..Q..Quem é ?
- SOU EU.  O ADVOGADO.
-Ái meu Deus, ele chegou.

                       Sr. Moisés empurra o Pastor Josuel para abrir a porta.
                       Do outro lado, doutor Peçanha com um sorriso quase sarcástico, vestindo terno todo preto e gravata vermelha.    Entra, põe a valise sobre a mesa e retira o contrato e o entrega ao Sr. Moisés.

- Eis aqui. Veja se está tudo em ordem e assine.
- NNNão sesese...rá necessário.  Onde é qqqque eu assssssino ?
- NA LINHA MARCADA COM UM “X” VERMELHO.
- AAAAqqqqui está.
- O SENHOR FEZ A COISA CERTA, Sr. MOISÉS.
- Não tenho muita certeza disso.
- ATÉ MAIS VER.
- Até nunca mais. (responde aliviado Sr. Moisés)

                       Sr. Moisés assinou o contrato, sem se quer ter visto o nome do inquilino e muito menos, o endereço do “Imóvel” e por isso acabou sendo internado no hospício, pois ficava gritando aos 4 ventos que fizera um contrato de locação com satanás.

                                                                   Por: Amadeu Epifânio

                                    F i m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário