sábado, 4 de fevereiro de 2012

A DESTINAÇÃO DO CONHECIMENTO ESCOLAR DOS NOSSOS FILHOS.
Existe sempre uma pergunta que não quer calar, na cabeça dos nossos filhos.  Porque tenho que aprender isso ?  O intrigante é que, conforme a idade, esta pergunta refere-se à maioria das disciplinas, é ou não é ?
Eu vou começar esta explanação fazendo a seguinte analogia, para tentar explicar melhor o porquê da importância de todo esse conhecimento escolar.  Muitas vezes, referímo-nos ao nosso cérebro, como mais um órgão do nosso corpo, sendo nós também, seu controlador (e não o inverso).  Nosso cérebro é o nosso centro de comando, que regula e administra todas as nossas funções e decisões, oportunamente.
No que se refere à tomada de decisões, nosso cérebro pode ter dois caminhos à seguir, quando a questão é decidir sobre uma postura que deve tomar em relação à um dilema que precisa ser resolvido.  Como de nada adianta fazer uso de um computador vazio, sem programas e arquivos, nossa mente segue o mesmo princípio, excetuando-se apenas no fato de que, estando vazio, ele fará uso do que tiver disponível, ou seja, do seu instinto de sobrevivência, para atender o corpo em suas necessidades oportunamente momentâneas.
Quantas crianças e jovens se rebelam, ao ter que ouvir o pior dos seus pesadêlos ? “-NÃO !!!    É preciso considerar que até o final da adolescência, nosso cérebro ainda está em processo de maturação, ou seja, está se formando e se adaptando ao corpo que o conduz e habitat onde vive. Neste processo de maturação (que assemelha-se à formatação de um computador), torna-se imprescindível, o quanto antes, a inclusão de certos programas, colocados por seus pais ou tutores, que irá ajudá-los no seu trato de convivência, bem como na integridade do seu bem estar, para que possa fazer uso destes programas, em momentos de satisfação de carências afetivas, fome, frio e tudo mais que precisar.
Além destes programas, como a disciplina, o respeito, hierarquia, religião, a célula familiar, estudos (entre outros que se diferem conforme a cultura de cada um), o cérebro também faz uso de toda forma de conhecimento que adquiri, através dos seus receptores, que são os nossos 5 sentidos, entre eles a visão e audição, responsáveis também e inclusive, pela recepção do conhecimento escolar de nossos filhos, de uma forma geral.  Todo esse conhecimento (ao longo de todas as séries até a universidade), são processados, catalogados e guardados num banco de dados da mente, para oportuna utilização, à sua conveniência.  Quantas vezes, para exemplificar uma teoria, não fazemos uso de conhecimentos históricos ou literários ?
Portanto, quando nossos filhos fizerem aquela gloriosa pergunta: “- Porque devo estudar isso ?”, diga-lhes para se preocuparem apenas em adquirir “bem” o que estão aprendendo, que do resto, a sua mente cuida.  Vale ressaltar que o nível de interesse nos estudos está relacionado proporcionalmente à estabilidade de convivência familiar e à dependência da inserção daqueles programas já mencionados, para que os estudos sejam para eles um propósito para sua condição evolutiva e não um calvário. 
Importante: A manutenção da célula familiar é algo que precisa ser colocado como referência primordial na vida deles, para ser vivido e sua cultura e relevância histórica, religiosa e social, eternizada.
                                                                                               Amadeu Epifânio
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Projeto Conscientizar – Viver bem é Possível !           
Somos pelo o que somos.

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