quarta-feira, 16 de novembro de 2011

SUSTENTABILIDADE  

CONSEQUÊNCIAS  DE UMA CONTINUIDADE INTERROMPIDA.

Quando ouço a expressão sustentabilidade, a primeira palavra que vêm à cabeça é continuidade; Sustentar algo, alguma coisa ou alguém sugere continuidade e de longo prazo.  Sustentabilidade não está voltado apenas para questões ambientais, pois há outras coisas que precisam e necessitam ser sustentados, como a família, o casamento e o bem estar dos filhos.   
Outra coisa que vêm à cabeça, ainda em sustentabilidade, é propósito, que em outras palavras significa “pano de fundo”, isto é, se o que tiver que ser sustentado não tiver um propósito que dignifique a ação, tenderá a perder motivação e regredir progressivamente à estaca zero.
Relacionamentos são como os pilares de uma família, que ao menor sinal de desarmonia, começam à ruir e enfraquecer toda estrutura sobre os quais está alicerçada.  É de conhecimento de todos que mesmo as melhores construções, se não sofrerem manutenção, tenderão à ficar comprometidas.  Quero dizer que, se as relações no lar não tiverem continuidade assídua e freqüente, nem mesmos os laços filiais e paternais serão suficientes para a sustentabilidade da família. 
Filhos crescem dependentes desses laços, por puro instinto e se frustram severamente quando não têm, modificando depreciativamente seu conceito sobre a própria família.  Estes conceitos se formam pela média-aritmédica do convívio familiar e compromete seriamente as relações entre pais e filhos.  Para tentar melhorar este conceito dos filhos, também demandará certo tempo e que, dependendo do empenho dos pais, poderá ser de longa duração.  Vale lembrar que nestes casos, não bastam apenas promessas, mas principalmente atitudes, e contínuas.
Manter o equilíbrio entre cônjuges às vezes não é tarefa fácil, mas devem lembrar que há toda uma estrutura apoiada e dependente da relação de vocês, onde no topo está o elo mais fraco dessa corrente:  Os filhos.
O exercício da verdade é a melhor maneira de manter firme a relação, apenas acautelando-se quanto da colocação das palavras, para que o tiro não saia pela culatra e venha piorar ainda mais um mal entendido.
Sustentabilidade familiar envolve responsabilidade e cumplicidade, com bem estar, felicidade e harmonia do grupo, através de diálogo, afeto e respeito mútuo.   Viver bem é Possível !

                                                                             Amadeu Epifânio

Projeto Conscientizar – Somos pelo o que somos.

Não esqueçam de continuar a divulgar este blog, no que desde já agradeço à todos.  

Se preferirem, podem oferecer sugestões, temas para debates ou fazer perguntas relacionadas aos artigos postados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário